Conhecer as Bebidas Espirituosas

Conhecer as Bebidas Espirituosas

O IVBAM, IP-RAM é o organismo que na Região Autónoma da Madeira tem a seu cargo o controlo da produção de bebidas espirituosas regionais, cujo sector tem vindo a assumir um peso cada vez mais significativo na economia da Região, com especial destaque na defesa das duas bebidas espirituosas regionais com Indicação Geográfica «Rum da Madeira» e «Poncha da Madeira», que se encontram protegidas a nível comunitário.

De todas as bebidas espirituosas produzidas na RAM, o «Rum da Madeira», vulgarmente conhecido na região por aguardente de cana sacarina, é sem dúvida a bebida espirituosa produzida e comercializada em maior quantidade e consequentemente aquela que assegura um maior contributo para a economia regional, quer pela via da arrecadação de impostos que proporciona (Imposto Especial de Consumo – IEC), quer pelo efeito impulsionador sobre o sector agrícola, mais concretamente sobre o sector da cana-de-açúcar.

Em 2023 foram 5 engenhos no exercício da atividade que produziram «Rum da Madeira», tendo a sua produção total ultrapassado os 3.141 hectolitros (em álcool puro), o equivalente a aproximadamente 6.282 hectolitros a 50 % vol., resultante da transformação de mais de 7.252 toneladas de cana-de-açúcar e foram ainda engarrafados mais de 5.630 hectolitros de «Rum da Madeira».

Em 2023 foram comercializados cerca de 5.831 hectolitros de «Rum da Madeira» engarrafado, sendo que o principal mercado para o «Rum da Madeira» é o mercado regional, representando cerca de 92,4 % do destino deste produto.

Logo a seguir ao «Rum da Madeira», os licores regionais são as bebidas espirituosas com uma produção e um engarrafamento mais expressivos na RAM, na sua grande maioria produzidos a partir de frutos e plantas da Região. Em 2023, foram 7 o número de agentes económicos inscritos no IVBAM que produziram licores, com uma produção total que ascendeu os 4.507 hectolitros, dos quais 2.839 hectolitros de «Poncha da Madeira» (cerca de 63 % de toda a produção de licores).

Em 2023 foram comercializados 4.381 hectolitros de licores regionais engarrafados, sendo que o seu principal mercado é, também, o mercado regional, que representa cerca de 91,9 % do destino destes licores.

Além do «Rum da Madeira» e dos licores, foram ainda produzidas e engarrafadas em 2023 na RAM outras bebidas espirituosas: Aguardente de fruto (7,8 hectolitros), Genebra (23,2 hectolitros) e Gin Destilado (125,9 hectolitros).