Conhecer as Bebidas Espirituosas
O IVBAM, IP-RAM é o organismo que na Região Autónoma da Madeira tem a seu cargo o controlo da produção de bebidas espirituosas regionais, cujo sector tem vindo a assumir um peso cada vez mais significativo na economia da Região, com especial destaque na defesa das duas bebidas espirituosas regionais com Indicação Geográfica «Rum da Madeira» e «Poncha da Madeira», que se encontram protegidas a nível comunitário.
De todas as bebidas espirituosas produzidas na RAM, o «Rum da Madeira», vulgarmente conhecido na região por aguardente de cana sacarina, é sem dúvida a bebida espirituosa produzida e comercializada em maior quantidade e consequentemente aquela que assegura um maior contributo para a economia regional, quer pela via da arrecadação de impostos que proporciona (Imposto Especial de Consumo – IEC), quer pelo efeito impulsionador sobre o sector agrícola, mais concretamente sobre o sector da cana-de-açúcar.
Em 2024 foram 4 engenhos no exercício da atividade que produziram «Rum da Madeira», tendo a sua produção total ultrapassado os 3.580 hectolitros (em álcool puro), o equivalente a aproximadamente 7.160 hectolitros a 50 % vol., resultante da transformação de mais de 7.406 toneladas de cana-de-açúcar e foram ainda engarrafados mais de 6.267 hectolitros de «Rum da Madeira».
Em 2024 foram comercializados cerca de 5.728 hectolitros de «Rum da Madeira» engarrafado, sendo que o principal mercado para o «Rum da Madeira» é o mercado regional, representando cerca de 91,6 % do destino deste produto.
Logo a seguir ao «Rum da Madeira», os licores regionais são as bebidas espirituosas com uma produção e um engarrafamento mais expressivos na RAM, na sua grande maioria produzidos a partir de frutos e plantas da Região. Em 2024, foram 6 o número de agentes económicos inscritos no IVBAM que produziram licores, com uma produção total que ascendeu os 4.059 hectolitros, dos quais 2.490 hectolitros de «Poncha da Madeira» (cerca de 61 % de toda a produção de licores).
Em 2024 foram comercializados 4.498 hectolitros de licores regionais engarrafados, sendo que o seu principal mercado é, também, o mercado regional, que representa cerca de 92 % do destino destes licores.
Além do «Rum da Madeira» e dos licores, foram ainda comercializados em 2024 cerca de 97,85 hectolitros de outras bebidas espirituosas regionais.