Contando com o apoio do IVBAM, o Vinho Madeira será promovido em Paris, entre os dias 14 a 16 de fevereiro, numa das principais feiras vínicas mundiais, a Vinexpo Paris, será representado por três agentes económicos do setor, nomeadamente: Justino’s Madeira Wines, Henriques & Henriques e CAF – Madeira Vintners, sendo para este último a estreia neste evento.
A presença do Vinho Madeira, neste evento de renome no mundo vínico, será integrada no espaço desenvolvido pela Viniportugal, entidade responsável pela organização de eventos internacionais de vinhos portugueses.
De referir ainda, que pela primeira vez, estará presente, nesta feira, uma empresa produtora de Vinhos Tranquilos da Madeira, “Duarte Caldeira & Filhos - Seixal Wines”, a qual estará inserida no stand do “Concurso Mundial de Bruxelas” (CMB), uma vez que este produtor conquistou medalha de prata, com o espumante “Terras do Avô 2014”, neste prestigiado concurso, em 2021.
O IVBAM será representado neste evento pela sua Presidente, Paula Jardim Duarte e pela Diretora de Serviços de Marketing, Nádia Meroni.
A Vinexpo Paris teve a sua primeira edição em 2020 e nesse mesmo ano contou com a participação de 2800 produtores e cerca de 29000 visitantes profissionais. A cidade de Paris, capital de um país de grande cultura vínica, representa uma excelente localização para acolher o primeiro grande evento vínico e de bebidas espirituosas do ano, reforçando desta forma a importância da presença dos Vinhos da Madeira neste evento.
Importa referir que o mercado francês é um dos principais importadores de Vinho Madeira, ocupando em 2021, a primeira posição do ranking de exportações de Vinho Madeira, na Europa, com um total de vendas a rondar os 3 000 000,00€. E em janeiro de 2022, comparativamente ao período homologo de 2021, registou um aumento de 80% em quantidade.
Com este tipo de ações, o IVBAM objetiva reforçar a presença dos Vinhos da Madeira no mercado europeu, o qual, de acordo com estudos conduzidos pelo IWSR Drinks Market Analysis, ocupará o 1º lugar no ranking dos mercados, em termos de volume e contabilizará cerca de 60% do consumo global de vinho.
Esta ação enquadra-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, sendo cofinanciada a 85% no âmbito do “Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020” e o restante suportado pelo Orçamento Regional.