Notícias

Peças em vimes de Agostinho Freitas doadas ao Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira

Peças em vimes de Agostinho Freitas doadas ao Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira

Foi doado ao Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) um conjunto de peças em vimes elaboradas pelo artesão Agostinho de Jesus Freitas, falecido em novembro de 2023.

A cerimónia de doação decorreu nas instalações do IVBAM, na presença da filha do artesão, Justina Nóbrega de Freitas, em representação da família e de Marisa Santos, Vogal do Conselho Diretivo do IVBAM, em representação do Instituto.

A família do artesão doou um conjunto de peças em vimes composto por um carro de bois, uma cabeça de boi para pendurar, duas girafas, um macaco, dois cavalos, um leão, cinco veados de diferentes tamanhos, uma caravela portuguesa, um cesto em forma de cisne, um cesto em forma de galinha, um cowboy, uma garrafa com tampa e dois cadeirões, com o intuito de preservar, valorizar e perpetuar o legado do pai.

O IVBAM, em comunicado, “valoriza e agradece o ato de confiança da família de Agostinho de Jesus Freitas”, assumindo o compromisso de “recuperar, expor e promover este conjunto de peças em vime, um legado de valor inestimável e bem representativo desta arte e ofício tradicional”.

De momento, uma parte deste acervo está em exposição no edifício do IVBAM na Rua Visconde Anadia, o qual poderá ser visitado. Uma outra parte do conjunto doado vai ser alvo de avaliação, para posterior restauro.

É intenção do Conselho Diretivo do IVBAM “criar condições para expor permanentemente estas peças, num espaço de acesso ao público em geral em que se dê a conhecer o trabalho deste Artesão, natural da Camacha, valorizando o seu trabalho e o setor dos vimes”.